Sobre a BVS
A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foi lançada em março de 1998, com a Declaração de San José Rumo à Biblioteca Virtual em Saúde, aprovada durante o 4º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS4).
Nesta Declaração os representantes dos países reconhecem que o acesso à informação se constitui como um dos elementos centrais para alcançar a equidade em saúde adaptando-as à realidade da Região.
Com base nestas premissas, representantes dos países da América Latina e Caribe assumiram o compromisso de construir a BVS de forma cooperativa, para fortalecer capacidades e infraestruturas e para facilitar o amplo acesso à informação, para o melhoramento permanente da saúde e para o desenvolvimento de forma sustentável da Região.
No modelo da BVS, a rede de produtores, intermediários e usuários de informação conflui progressivamente para a operação dos produtos e serviços em um espaço comum na Internet. Neste espaço comum, a BVS se conforma progressivamente em redes dinâmicas de fontes e fluxos de informação, criadas e operadas de modo cooperativo e descentralizado e submetidas a controles de qualidade explícitos.
A BVS constitui-se, portanto em um espaço público de interação entre produtores, intermediários e usuários, contribuindo para a publicação, registro, organização, indexação, preservação, controle de qualidade e integridade assim como para a visibilidade, acessibilidade e uso da informação gerados nos sistemas nacionais de pesquisa, ensino e atenção à saúde.